Toledo, PR – A violência contra a pessoa idosa pode se manifestar de diferentes maneiras e um dos objetivos da campanha Junho Violeta foi conscientizar todos dessas práticas prejudiciais à saúde e a dignidade emocional, psicológica e econômica dos idosos.
Assim, as atividades do mês de junho no Lar Irmãos Dentzer tiveram a participação dos residentes, em especial no dia 15 junho, Dia Internacional de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa. Para tanto, nos reunimos em três momentos para trabalharmos a temática com os residentes e colaboradores. De acordo com as percepções dos residentes, a violência que a pessoa idosa é vítima tem relação com o desamor. Para eles, ela gera a falta de respeito e atenção, gera exclusão e desvalorização do idoso, assim como, a falta de cuidado e atenção por parte dos familiares e dos jovens. “Os mais jovens descartam a sabedoria dos idosos, mas nós temos muito a ensinar!”, conclui uma residente.
Foram surpreendentes as respostas à pergunta quanto a percepção sobre os tipos de violência que os idosos são vítimas, tema que gerou autoavaliação e sinceridade, próprias dos nossos idosos, que além de discutir, apresentaram suas experiências. Momento rico que proporcionou discussão sobre a violência da autonegligência, que nem sempre é percebida.
Patrícia Chaves
Diretora do LID
Comentários