Florianópolis, SC – No sábado 5 de outubro de 2019, aconteceu o culto de gratidão e consagração da casa dos irmãos Luciano, Eliane e a pequena Ryhana, de 8 anos, quando grande parte da Congregação do Rio Vermelho esteve reunida. Esta Congregação uniu esforços para construir uma moradia para esta família. Um dos irmãos, com mais anos de caminhada cristã, comentou: “Nunca em todos meus quarenta anos de vida cristã vi acontecer um milagre como este. Uma igreja ajudando a prover moradia à uma família em situação de vulnerabilidade”.

Tudo começou quando o irmão Rubens, que tem o dom de evangelismo pessoal, estava testemunhando do amor de Jesus Cristo no posto de saúde do Rio Vermelho, como regularmente o faz. Lá, Deus colocou no seu caminho o Sr. Luciano e sua família, que ouviram o plano de Salvação e dias depois, começaram a participar da Igreja. Como eles dizem, foram bem recebidos e experimentaram um acolhimento como nunca. Impressionava ver a fome e a sede pela Palavra e raramente faltavam o culto.

Passado o tempo, e sem esta família querida dizer nada, irmãos da Congregação começaram a perceber a precariedade de sua situação. Estavam morando num terreno, praticamente acampados, dormindo numa velha van que servia de dormitório para os três. Esta situação sensibilizou profundamente a muitos. O irmão Sidnei fez um vídeo sobre esta situação, que chegou a outros irmãos da Congregação e até em outros lugares. Assim, iniciou-se uma ação, orientada pelo Espírito Santo, de colaboração para erguer uma casa para esta família.

Dessa forma, em meados de julho, iniciou-se a construção. Foi lindo ver a solidariedade de irmãos da Congregação ajudando, também com doações de material de construção vindas inclusive de donos de lojas do bairro. Dia a dia a casa avançava. Este tempo servia para continuar o evangelismo discipulador e os estudos bíblicos com a família sobre a nova vida em Cristo.

A pedido da família, foi realizado um culto de gratidão e consagração antes de passarem a morar na casa. Eles entendiam que a casa era uma provisão de Deus para suas vidas. No culto, aconteceram momentos de louvor através da música, palavras de diversos irmãos da Congregação, uma palavra de gratidão pelo irmão Luciano e uma mensagem bíblica baseada em Salmo 127.1(a): “Se não for o Senhor o construtor da casa será inútil trabalhar na construção…”, mostrando que os bens materiais são importantes, mas que a relação com o Senhor é mais importante ainda, porque só Ele prove os bens e Ele concede sabedoria e entendimento para administra-los. Finalmente, aconteceu o momento de oração agradecendo e consagrando a casa porque, como falaram o irmão Luciano e sua família, “esta casa é do Senhor.”

Tiramos muitas lições com esta experiência: o amor de Deus materializado na prática das boas obras, motivadas pela graça do Espírito Santo na vida da Congregação; a sensibilidade que ações como estas provocam em pessoas que não são cristãs, sendo mais fácil testemunhar sobre o evangelho de Cristo; o uso das novas tecnologias consagradas para o Reino de Deus para difundir as coisas maravilhosas que só Ele é capaz de operar; a união de uma igreja quando está envolvida na causa do Reino de Deus, quando se objetiva levar  o evangelho de forma integral.

Se você for visitar a casa do irmão Luciano e sua família, encontrará uma família simples, mas com fome e sede pela Palavra de Deus, com o desejo de crescer à imagem do Senhor e Salvador Jesus Cristo e eles lhe dirão que, daqui para frente, só nos caminhos do Senhor!

Ore por esta família, ore pela Congregação no Rio Vermelho, ore pela Convenção Pioneira, porque juntos podemos fazer mais e melhor em prol do Reino de Deus.

Pr. Jorge Eduardo Espinosa Villarreal