Nonoai, RS – A Igreja Batista Pioneira em Nonoai, RS sempre teve um sonho de desenvolver um trabalho de assistência social no município. Este sonho começou se tornar realidade através de uma conversa informal entre duas membros da igreja, Tainá Garibotti de Linhares e Vanderléia Perotto, quando, com o apoio do Pr. Lucas Buzanello e da diretoria da igreja, colocaram uma simples caixa na porta da igreja para arrecadar alguns alimentos e poder auxiliar uma ou duas famílias por mês na cidade. Algo simples que durou apenas 3 meses, mas foi o pontapé inicial para um projeto maior.
Em uma visita informal do Pr. Lucas e de sua esposa Ana, levando alguns mantimentos e brinquedos a uma família Venezuelana, veio o testemunho desta família que através de orações na noite anterior pediram a Deus para que enviasse um servo em sua casa para auxiliá-los, pois vieram para o Brasil somente com a roupa do corpo e precisavam muito de ajuda. Esta foi a confirmação de que sim, necessitamos dar sequência neste projeto social.
A partir daí, o projeto tomou uma proporção maior e já temos cadastradas 17 famílias para as quais prestamos assistência com doação de móveis, roupas, utensílios domésticos, calçados, alimentos, assistência à saúde com encaminhamentos, orientação escolar e suporte espiritual.
Já temos histórias comoventes neste pequeno tempo como, por exemplo: pessoas com câncer encaminhadas para tratamento, crianças desnutridas e psicologicamente abaladas dadas as circunstâncias vividas em seu país de origem – a Venezuela – encaminhadas para tratamento. Também atendemos famílias Venezuelanas que já possuíam fonte de renda, mas que precisavam de um auxílio no recomeço de suas vidas no Brasil, assim como, famílias Nonoaienses.
Atualmente, o departamento de assistência social está com o projeto de arrecadação de cobertores e roupas quentes, pois o inverno gaúcho é rigoroso e as famílias necessitam se aquecer. Mesmo em meio à pandemia, conseguimos dar assistência às famílias, com cautela e sem infringir a lei, não vendo a hora que tudo isso passe para que possamos continuar este trabalho auxiliando tantas pessoas que necessitam.
Queremos, em um futuro próximo, contar tantos outros testemunhos das pessoas que estão sendo ajudadas. O departamento de assistência social é composto por 10 membros e contando com o auxílio de mais irmãos no transporte das arrecadações.
Tainá Garibotti de Linhares
Líder da assistência social
Comentários