Quem somos

A Convenção Batista Pioneira é uma organização religiosa fundada em 15/maio/1910, no interior do RS, e hoje está presente nos Estados do RS, SC, PR, SP e ES. É filiada à CBB e ABM. As igrejas, de forma cooperativa, realizam atividades conjuntas como: encontros, congressos e acampamentos; projetos de ação social; participação financeira pelo Plano Cooperativo, ofertas especiais, adoção missionária e parcerias; campanhas de oração e evangelização, educação cristã e ministerial; e intercâmbios regionais, dentre outras.

Nossa história

Conselho de Planejamento e Coordenação

Milton Tehlen

Presidente

Pr Samuel Esperandio

Diretor Executivo

Pr Jair Hein

1º vice presidente

Pr Marcos Lovera

Diretor de Relacionamentos

Pr Jacques Kleiman

2º vice presidente

Rozinete Castro Silva

Presidente da JUFEMI

Pr Wilson Greve

3º vice presidente

Mário Preto

Presidente da JEVAM

Zaira Dhein

4ª vice presidente

Mauro Härter

Presidente da JSS

Nicolau Reinhard

Presidente da JEM

Eduardo Wincke

Presidente da JUMAP

Pr Claiton Künz

Diretor da FBP
Presidente da OPBB

Marta Bueno

Secretária Executiva da JUFEMI

Pr Alex Assis

Executivo da JUMAP

Simone Almeida

Executiva da JSS

Pr Thiago Weege

Executivo da JEVAM

Pr Waldi Frey

1º Suplente

Pr Airton Nickel 

2º Suplente

Equipe da secretaria

Fabiana Silvestrini 

Supervisora Financeira

Roberta Ernst

Secretária Executiva

Sandra Johann

Auxiliar Financeira

Thalyta Mertens

Secretária Administrativa – JUFEMI

Lucinéia Honnef

Secretária Administrativa – JUMAP

Conselho de Planejamento e Coordenação

Milton Tehlen

Presidente

Pr Jair Hein

1º vice presidente

Pr Jacques Kleiman R. de Souza

2º vice presidente

Pr Wilson Roberto Greve

3º vice presidente

Zaira Dhein

4ª vice presidente

Pr Samuel Esperandio

Diretor Executivo

Pr Marcos Lovera

Diretor de Relacionamentos

Nicolau Reinhard

Presidente da JEM

Pr Claiton Künz

Diretor da FBP

Mauro Härter

Presidente da JSS

Simone Almeida

Executiva da JSS

Mário Preto

Presidente da JEVAM

Pr Thiago Weege

Executivo da JEVAM

Eduardo Wincke

Presidente da JUMAP

Pr Alex Assis

Executivo da JUMAP

Pr Denis Beuter

Presidente da OPBB

Rozinete Castro Silva

Presidente da JUFEMI

Marta Bueno

Secretária Executiva da JUFEMI

Pr Waldi Frey

1º Suplente

Pr Airton Nickel 

2º Suplente

Equipe da secretaria

Fabiana Silvestrini 

Supervisora Financeira

Roberta Ernst

Secretária Executiva

Sandra Johann

Auxiliar Financeira

Thalyta Mertens

Secretária Administrativa – JUFEMI

Lucinéia Honnef

Secretária Administrativa – JUMAP

Palavra do Presidente

Amados irmãos convencionais.

Adentrar em 2021 sob o tema “Compartilhando Graça e Misericórdia”, tendo como divisa o texto de 2 João 1.3 que nos diz que “A graça, a misericórdia e a paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, seu Filho, estarão conosco em verdade e amor”,  nos proporciona a oportunidade de uma profunda reflexão, análise e reavaliação dos nossos valores e princípios de fé e crença, sobremaneira depois do que vivemos no ano passado e continuamos a viver nestes primeiros dias de 2021. O tema  é apropriado para o momento. Falamos facilmente que vivemos pela graça e misericórdia de Deus, mas reconhecer isso nem sempre é tão fácil. Compartilhar então, talvez exija de nós um pouco de sacrifício. No entanto, essa é uma profunda verdade que temos experimentado em 2020 e continuamos em 2021. Iniciamos o ano passado cheio de planos e projetos, quando no auge da arrancada dos eventos e trabalhos convencionais planejados, fomos surpreendidos pela pandemia da Covid-19. Obviamente pensamos, de maneira especial eu, que isso passaria logo, mas logo nas primeiras reuniões da diretoria, do CPC e das juntas, vieram as indagações, dúvidas, incertezas, medo de como tudo isso ficaria, sobremaneira as finanças. É verdade que passamos o ano em meio a muitas dificuldades em todas as áreas de ação da convenção, mas devemos reconhecer e compartilhar que a graça e a misericórdia de Deus estavam conosco. Diante disso, quero agradecer aos nossos diretores e executivos juntamente com suas equipes, bem como, aos presidentes de juntas com suas diretorias, que não mediram esforços para se adequar à nova realidade, conduzindo o trabalho com austeridade, economia e responsabilidade. Agradecer também aos pastores e lideres das igrejas e a toda a comunidade Batista Pioneira, pela fidelidade nas ofertas e no plano cooperativo. Reconheço que isso exigiu sacrifício, mas tudo isso é para o fortalecimento do Reino. O desafio continua, contudo, andamos na certeza de que os planos de Deus são perfeitos e que precisamos fazer nossa parte. Desta forma, a graça e a misericórdia de Deus estarão conosco e nos sustentarão, pois a Sua Palavra assim nos promete. Meu desejo é que todos possamos adentrar neste novo ano confiantes que em tudo há um plano e permissão de Deus. O Salmo 126.3 nos diz: “Sim, grandes coisas fez o Senhor, por isso estamos alegres”.  Um forte abraço a todos, feliz e abençoado 2021.

Palavra do Diretor Executivo

Um ano de recuperação

No início do segundo semestre do ano passado, quando iniciamos o planejamento do Calendário de 2021, uma das primeiras definições foi o nosso tema anual e a respectiva divisa, a saber:

  • Tema anual: “Compartilhando graça e misericórdia”
  • Divisa:A graça, a misericórdia e a paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, seu Filho, estarão conosco em verdade e em amor” II Jo 3

Acalentávamos no coração a ideia de que estaríamos vivendo em 2021 o ano pós-pandemia, porém isso não se configurou como imaginávamos. Na verdade, estamos em plena pandemia, e talvez experimentemos momentos ainda mais desafiadores no cuidado da saúde da população, bem como um certo desalento na vida privada e comunitária, provocada por tantas perdas, dentre elas as mais significativas de vidas ceifadas precocemente.

Um novo alento, entretanto, se fez soar com a chegada das tão esperadas vacinas, inicialmente para os grupos mais expostos ou de maior risco, e um plano de médio e longo prazo para imunização generalizada, apesar das vozes descrentes.

De qualquer forma, novas medidas de restrição às aglomerações, o continuado cuidado com a higiene das mãos, o uso de máscaras, medição de temperatura etc., têm provocado igualmente a necessidade de rever o próprio calendário, tanto para as igrejas e congregações, para as regionais, para as juntas e instituições, especialmente para nossos acampamentos.

Não é muito diferente para as famílias que tiveram um final de ano muito diferenciado, e dentre os que se arriscaram mais com viagens e reuniões de família, uma preocupação com a contaminação dos queridos se tornou uma constante.

Portanto, sem muita perspectiva de que as coisas voltem à normalidade no curto prazo, devemos permanecer alertas e fazermos nosso melhor, exercendo o melhor cuidado possível para nós mesmos, para os outros e à coletividade.

Não deixa de ser, entretanto, um ano de recuperação. Recuperação da confiança uns nos outros, no avanço dos protocolos médicos para prevenção de enfermidades, oportunidade para recuperação da credibilidade de instituições importantes para a convivência comunitária e patriótica.

Este deve ser um ano de recuperação do desenvolvimento da economia, com uma luta especial para superar o enorme déficit no orçamento governamental, na recuperação das empresas e dos empregos, na recuperação de um novo senso de pertencimento, quando não podemos nos reunir presencialmente, embora saibamos que podemos contar com o amor e o cuidado de irmãos e irmãs, os quais intercedem por nós e vice versa.

Uma recuperação especial da esperança, pois sem esperança sucumbiremos. Um ano para avaliarmos que no meio da pandemia podemos servir uns aos outros e a nossa comunidade, inspirados pela atitude daquele que nos amou e a si mesmo se entregou por todos nós.

Nosso jornal também experimenta uma recuperação. Passamos 2020 com a maioria das nossas edições de forma online, e imaginávamos que assim seguiríamos, porém, sensíveis às manifestações das igrejas e congregações, e suas lideranças, passamos a imprimir novamente nosso período.

Para além da recuperação, o formato de jornal que nos serviu por tantos anos, cede a vez para o formato de revista. Nova diagramação, mais moderna, com novas ênfases, mas com a mesma dedicação de toda a equipe para disponibilizar notícias da nossa comunidade Batista Pioneira, como também artigos de formação e publicação de conteúdos de grande importância na vida cristã, na vida eclesiástica e no compartilhamento entre juntas, instituições, igrejas e das nossas regionais, com vistas ao pertencimento. Isso mesmo: recuperação do nosso pertencimento.

Talvez precisemos recuperar o senso de que a graça, a misericórdia e a paz que nos alcançaram podem e devem ser compartilhadas de tal forma que se multipliquem e renove a esperança em cada coração.

Vamos fazer desse ano um ano de recuperação?

Documentos

Calendário de Atividades 2021

O que é planejamento estratégico

Carta circular 001 de 2020 – CBP – COVID19

Planejamento estratégico 2019-2022

Comunicado Oficial da CBB – COVID19

Regimento interno

Declaração doutrinária CBB

Resumo do Coronavírus CBP

Estatuto

Esclarecimento sobre o adiamento da 92ª Assembleia

Livro do Mensageiro 2020

Circular nº 02 – A quarentena em função da pandemia do COVID-19

Modelos

Modelos de Slide – Tema anual 2021

Ficha de ingresso na CBB

Ficha de ingresso como igreja na CBPSB

Modelo de concílio e culto de organização de novas igrejas

Modelo de estatuto para igrejas

Modelo manual eclesiástico ou Regimento Interno

Orientações para organização de novas igrejas

MENUS

Home

Institucional

Envolva-se

Ação Social

Missões

Igrejas

Mais

CONTATO

[email protected] – Secretaria Geral

[email protected] – Financeiro

[email protected] – Financeiro

 

(41)3284-4650

(41)99698-7473 - WhatsApp

Rua Elizeu Faria, 157, sobrado 01

Bairro Xaxim

81720-130 – Curitiba, PR